Arte e cultura são os pilares da moda - mariannefontana

Arte e cultura são os pilares da moda

Arte e cultura são os pilares da moda

03/10/2022 

Arte e cultura tem o poder de refletir uma sociedade em diversos sentidos, sobretudo, elas podem ser consideradas espelhos de suas mazelas e belezas em qualquer tempo e espaço. Dentro dessa reflexão nos deparamos com o mundo da moda, que também pode ser lido como um reflexo, primeiramente, de quem fomos (passado), quem somos (presente) e quem ainda seremos (futuro).

Porém, como essas três formas de expressão e afirmação caminham juntas? Onde elas se completam?

Pensando nisso, acima de tudo, vamos te mostrar como arte e cultura são o alicerce da moda. Se você é um aficionado pelo vasto e lindo universo da moda, venha conosco!

Arte, cultura e moda: uma simbiose

Ainda assim, se na idade média a moda era utilizada para representar as diferenças sociais e econômicas de um povo, hoje ela é uma manifestação de independência, autenticidade, humor e reflete a sociedade.

Contudo, a partir do descolamento da ideia de que a moda serve apenas para separar as classes, começamos a perceber como a arte e a cultura sempre estiveram ligadas ao jeito de se vestir, já que vestimenta é cultura.

Vemos isso quando percebemos a influência que a moda tem nos costumes da sociedade, sejam os acessórios que vemos nas novelas e filmes ou até em como a vestimenta de um período é representada nos livros.

Nesse sentido, a moda também se tornou, a partir do Renascimento, símbolo de individualização e representatividade, e isso é cultura!

Grandes momentos da moda e da arte

A moda se alimenta de inspiração frequentemente e elas vêm de todos os lados, mas é na arte que o universo da moda tem feito seu banquete. Por isso, trouxemos para você alguns dos momentos mais icônicos onde a moda e a cultura deram as mãos.

Salvador Dalí e Elsa Schiaparelli

Arte e cultura

Em 1936 o artista Salvador Dalí foi amigo pessoal da estilista Elsa Schiaparelli, servindo de inspiração para suas criações. Um famoso exemplo é o vestido lagosta, criado a partir da obra “Telefone Lagosta”, criada em 1936 especialmente para o colecionador de arte surrealista Edward James.

O vestido Mondrian: Yves Saint Laurent

Arte e cultura

No ano de 1965 o estilista Yves Saint Laurent estampou as obras do pintor Piet Mondrian (1872-1944) em suas peças.

A coleção daquele ano foi uma homenagem aos artistas modernistas e ficou conhecida também por quebrar com os padrões das vestimentas de moda que marcavam a cintura, pois eram feitos em modelagem reta e geométrica, harmonizados pelas cores vibrantes. Foi um sucesso!

Vale ressaltar que Mondrian foi ainda inspiração de outros estilistas, como Vivienne Westwood e Moschino.

Osklen e Tarsila do Amaral

Arte e cultura

Em 2017 foi a vez da artista brasileira Tarsila do Amaral ser a influenciadora. No SPFW daquele ano a coleção da marca Osklen, assinada por Oskar Metsavaht, foi completamente invadida pelas obras da pintora em suas formas, tecidos e acessórios, mas sobretudo nas estampas!

A moda e o cinema

Outro exemplo que trazemos é a relação intrínseca entre a moda e o cinema. Da mesma forma, é impossível não perceber como os figurinos complementam as características das personagens e muitas vezes tem a capacidade de ditar tendências.

Bons exemplos disso são obras como a série americana Sex and the City (1998 - 2004) e o filme O Diabo Veste Prada. Eles demonstram como a parceria entre o cinema e a moda funciona, já que as duas se tornaram símbolos de inspiração e marcaram época, tanto pela qualidade como pelos figurinos belíssimos.

Afinal, quem não adoraria andar pelas ruas de Nova York com os looks de Anne Hathaway ou a icônica Sarah Jessica Parker?!

Por isso, arte e cultura não são apenas pilares da moda, mas irmãs dela. Uma influencia a outra e juntas se tornam um belo espelho da sociedade. E quando falamos em cultura e arte, precisamos observar os diversos modos de se produzir arte, como a arquitetura, o cinema ou a pintura.

Por fim, todas essas expressões de arte e momentos emblemáticos que citamos servem para nos mostrar que realmente a moda é uma consequência social. Portanto, ela reflete períodos e está alicerçada na arte. Uma é o espelho da outra.

Gostou desse conteúdo e ficou querendo mais? Acesse nosso blog com conteúdos exclusivos para você!

E não deixe de acessar nosso site, lá tem uma galeria cheia dos nossos produtos, que vão inspirar todos os seus looks!

Você vai gostar de ler também: Moda e arte: Mundos da cultura em constante processo de transformação

Beijos Equipe Marianne Fontana

Voltar para o blog