Dicionário dos Diamantes

Dicionário dos Diamantes

Você fica confusa com toda a terminologia envolvida na escolha de um diamante? 

Estamos cientes de que todas as palavras técnicas podem ser confusas o suficiente para deixar qualquer um perplexo. Por isso, criamos o dicionário definitivo de A a Z com todos os termos-chave que você precisa conhecer, reunidos em um só lugar e em uma ordem alfabética simples.

A capacidade de explicar a diferença entre o corte e a forma do diamante ou exatamente o que é um diamantista não apenas lhe renderá pontos positivos à mesa, mas também evitará o constrangimento de ter que perguntar (de nada!).

Este é o único dicionário de diamantes que você precisará.

A

Atelier - o ateliê privado no qual os diamantistas criam joias finas. O nome deriva-se da palavra francesa antiga "astelle", que significa "lasca de madeira".

B

Briolette - um tipo de lapidação de diamante conhecida por sua forma distintiva de gota, permitindo que seja vista de qualquer ângulo. Sem uma mesa, coroa ou pavilhão, pode ser pendurada e, portanto, é popularmente incorporada em brincos e pingentes. 

C

Cintura - a parte mais larga da pedra. A cintura também divide a coroa do pavilhão.

Clareza - o grau em que um diamante possui imperfeições e inclusões. Quanto mais claro um diamante for, mais valorizado será. A mais alta classificação de clareza que um diamante pode receber é F para Impecável.

Cor - o tom e as tonalidades que um diamante possui inherentemente. Geralmente, quanto menos cor um diamante tem, mais valioso é considerado.

Coroa - a parte superior de um diamante. Geralmente é a parte mais visível da pedra, pois fica voltada para cima em direção ao usuário. Também incorpora a mesa do diamante.

Corte europeu antigo - um tipo de lapidação de diamante semelhante ao corte de mina antiga e sua sensação vintage, mas desenvolvido ligeiramente depois e mais arredondado que o corte de mina antiga.

Corte de mina antiga - um tipo de corte popular nos períodos vitoriano e georgiano, caracterizado por seu culet facetado e formato quadrado. Um favorito com 64 facetas por sua disposição delicada e única de facetas.

Culet -  O culet é uma faceta plana ou pontiaguda que pode ser encontrada na parte inferior de um diamante ou de outras pedras preciosas lapidadas. Essa faceta é criada durante o processo de lapidação da gema e tem a função de proteger a ponta da pedra e evitar que ela se lasque ou quebre facilmente. Em um corte brilhante, será pontiagudo, enquanto no corte de mina antiga será transformado em uma faceta. 

Corte - a maneira como um diamante bruto é lapidado para adicionar diferentes graus de profundidade. Existem vários tipos de cortes, incluindo os cortes brilhante, de mina antiga e rosa.

D

Diamantista - um mestre lapidador de diamantes. Eles são responsáveis por avaliar como uma pedra bruta deve ser lapidada para otimizar a beleza inata de cada diamante.

Diamante bruto - um diamante que foi extraído, mas ainda não foi cortado, lapidado e polido por um diamantista.

F

Faceta - as superfícies planas em um diamante lapidado. Cada lado de um diamante é uma faceta. O corte brilhante tem exatamente 58 facetas.

Fluorescência - o brilho geralmente azul emitido por alguns diamantes quando sob luz ultravioleta. Um alto grau de fluorescência tende a diminuir o valor do diamante para pedras de maior qualidade, enquanto o aumenta para pedras de menor qualidade.

Forma - a forma de um diamante (diferente do corte de um diamante, que se concentra na profundidade e nas propriedades reflexivas de um diamante). Formas populares incluem redonda, almofada, princesa e pêra.

L

Diamantes criados em laboratório - diamantes que têm as mesmas propriedades físicas e composição de um diamante natural, mas foram criados em um laboratório que simula as condições sob o manto da Terra.

M

Mesa - a faceta central plana na coroa de um diamante. Prova ser uma janela-chave para a entrada de luz no diamante.

P

Pavé - um tipo de configuração de diamante que envolve colocar vários pequenos diamantes em um padrão fechado onde a superfície do metal não é visível.

Profundidade - a altura do diamante da mesa ao culet.

Pavilhão - a parte do diamante abaixo da cintura até o culet. O pavilhão é fundamental para o brilho e a reflexão da luz do diamante.

Q

Quilate - É a medida usada para pesar diamantes.
Esse termo pode causar confusão considerando que pode ter dois significados diferentes: peso ou pureza.

Peso do diamante: 
Quando usado como unidade de peso para diamantes e outras gemas, o quilate é representado internacionalmente pela abreviatura ‘ct’ (abreviação de carat). Então sempre que a abreviatura estiver como ‘ct’, o quilate estará relacionado ao peso.

Pureza do ouro: O quilate também pode significar pureza, quando for assim ele é representado com a letra k, referindo-se ao termo em inglês karat. Então, o termo ‘karat’ não significa o peso, mas sim a pureza do ouro de um anel.

R

Corte rosa - uma das formas mais antigas de lapidação de diamantes, caracterizada pela ausência de um pavilhão e, consequentemente, por uma forma mais plana. Esse tipo de corte cria um brilho suave e sutil em vez de um brilho intenso.

Agora já pode entender mais sobre lapidação dos diamantes.

Mas você gostaria de saber mais? Fale com nossos especialistas em ouro e diamantes através do whats. Ficaremos muito felizes em atender você.

 (48) 99807-3914

 

Voltar para o blog