METAVERSO e o futuro da moda, como o metaverso está transformando a moda?
Novas experiências virtuais estão transformando o mundo, incluindo a forma como nos relacionamos com a moda. Recentemente, o metaverso acendeu questões sobre o futuro da moda. Marcas consagradas, agora realizam seus desfiles no universo digital.
Quer saber como as transformações tecnológicas estão transformando o universo da moda? Continue a leitura e saiba mais.
MVFW: semana de moda totalmente digital
Recentemente, mais de 60 marcas, entre artistas e designers, participaram da MVFW: a Metaverse Fashion Week, o maior evento de moda totalmente digital do momento. Ao longo de quatro dias foram apresentados diversos desfiles, além de festas, palestras sobre o assunto, atividades imersivas e lojas pop-up das grifes. Claro, com os looks virtuais disponibilizados em avatares que desfilaram nas passarelas.
O evento reuniu as grifes mais consagradas, como Dolce & Gabbana, Elie Saab, Tommy Hilfiger, além de marcas digitais como DressX, Ouroboros e Fabricant. A semana de moda do metaverso aconteceu em março, em uma plataforma de realidade virtual aberta, a Decentraland, que funciona no blockchain da Ethereum, uma das principais criptomoedas do momento.
No auge da pandemia, há dois anos, o mercado brasileiro dava alguns passos em direção à moda digital. Naquele período aconteceu a primeira edição do Brazil Immersive Fashion Week, um evento com dezenas de marcas, designers e palestrantes no metaverso. Foi um dos primeiros eventos no mundo a abordar o tema!
Democratização do acesso à moda
Se antes as passarelas tradicionais eram eventos superexclusivos, destinados apenas aos melhores jornalistas e ícones da moda, com o metaverso ocorre o oposto. Afinal, esses eventos são capazes de aproximar o público e as marcas, pois não há restrições geográficas e no caso da MVFW, qualquer pessoa poderia assistir aos desfiles. É um passo importante para democratizar o acesso à moda.
Metaverso e as marcas de fast fashion
Falando em democratização, além das grifes de luxo, o metaverso e as inovações tecnológicas atingiram também as marcas de fast fashion. No mesmo período em que aconteceu a MVFW, a Renner apresentou sua coleção outono/inverno com o auxílio da tecnologia. Na passarela, as peças desfilavam sem corpos e para assistir, um óculos de realidade aumentada. Neste caso, as peças foram comercializadas de forma física.
Cenário fértil para novos negócios
O metaverso já faz parte do nosso cotidiano, afinal, já vivemos em um universo digital, no qual nos informamos sobre tendências de moda, realizamos compras e até provamos peças por meio da tecnologia.
Desde que os celulares se popularizaram, o digital já faz parte de todos os momentos de nossas vidas, o que inclui a moda. Contudo, a pandemia nos impulsionou ainda mais a viver no digital, com eventos, compras e outras atividades online ganhando espaço nas nossas rotinas.
Ninguém sabe dizer quais serão as próximas inovações, mas o fato é que a tecnologia abre espaço para uma série de novos negócios criativos surgirem, especialmente os que envolvem o mercado da moda. Hoje, a moda é mais democrática, menos centralizada e não há mais espaço para restrições. Isso reverbera também nas tendências, não há mais "proibidos" na hora de expressar seu estilo.
E então, será que podemos afirmar que a moda está mais livre graças à tecnologia? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse ou continue lendo sobre metaverso por aqui: Infomoney e Resultados Digitais.
Um Beijo, Mari Fontana.