Pedras de Aniversário

Pedras de Aniversário

Descubra as Pedras de Nascimento: Significados e Histórias por Trás das Gemas Preciosas

As pedras de nascimento não são apenas joias; são símbolos de história e poder. Explore a sua pedra de nascimento com base no mês em que você nasceu e mergulhe em suas significativas propriedades.

Cada mês do ano está vinculado a gemas raras e deslumbrantes, proporcionando uma conexão mais profunda com nosso mês de nascimento e conosco mesmos. Além de serem joias pessoais, presentear alguém com uma peça que carrega a pedra de nascimento de um ente querido é uma opção ideal para qualquer ocasião especial, desde aniversários até feriados românticos.

JANEIRO - Granada: Uma Jornada Pelas Cores Vibrantes

Nos últimos anos do Império Romano, as granadas eram a pedra preciosa mais popular. A palavra 'granada' deriva da palavra latina para sementes, granatus , referindo-se à sua aparência semelhante às sementes de romã. Disponível em uma variedade de cores, as granadas dão aos espectadores a impressão de que estão emitindo luz devido ao seu alto índice de refração (a rapidez com que a luz viaja através de um material ou objeto).  

Acredita-se que as granadas inspiram verdade e contemplação, proporcionando proteção completa ao usuário. Nos tempos antigos, as granadas simbolizavam amizades e eram trocadas entre amigos que se separavam, não apenas para representar seu vínculo estreito, mas também para garantir que se encontrariam novamente. 

O poderoso brilho da granada influenciou viajantes e exploradores a carregá-las consigo enquanto viajavam como talismãs: uma prática que continuou durante as Cruzadas. As características protetoras da granada também remontam a outras culturas antigas, como os astecas na América Central e várias tribos do Leste Asiático, onde os guerreiros carregavam granadas para a batalha. Algumas dessas tribos até construíram pontas de flechas (e até balas no final do século 19) com granadas quando lutavam contra inimigos que também usavam a gema vermelha para se protegerem. 

A maioria das granadas é encontrada nos Estados Unidos, China, Austrália e Índia. 

FEVEREIRO - Ametista: A Elegância da Gema Púrpura

Membro da família do Quartzo e altamente valorizada por sua estrutura cristalina e cor violeta profunda, as ametistas são incrustadas em joias desde os tempos do Antigo Egito. A gema roxa recebe o nome da palavra grega amethystos , que se traduz como 'não bêbado' ou 'sóbrio'. Os antigos gregos carregavam e cobriam seus recipientes com ametistas.

A pedra preciosa roxa simboliza uma quantidade significativa de poder metafísico e espiritual. A ametista promove equilíbrio, esperança, tranquilidade, alegria e sabedoria, ao mesmo tempo que alivia o medo. Ao acalmar a mente, ajuda a conduzir a alma a níveis maiores de compreensão e autoconsciência.

De acordo com um mito grego, Dionísio, o deus do vinho e das festividades, ficou furioso com todos os mortais depois que um deles o insultou ao recusar a hospitalidade de Dionísio, e jurou punir o próximo mortal que encontrasse. A mortal, que por acaso era uma jovem chamada Ametista, estava a caminho para prestar homenagem e orar à deusa Ártemis quando logo percebeu que estava em apuros. Ametista gritou e implorou a Ártemis, que então a transformou em uma estátua branca e consequentemente salvou sua vida. Ao colocar os olhos sobre ela, Dionísio ficou comovido com a inocência da estátua e, em ato de arrependimento, esvaziou sua taça de vinho em cima dela, tornando-a de um roxo profundo. 

Grandes depósitos de ametistas podem ser encontrados em todo o mundo, mas os maiores estão no Uruguai e no Brasil. 

MARÇO - Água-marinha e Heliótropo: Maravilhas Subaquáticas e Sangue Poderoso

Descubra as pedras de março: a água-marinha, derivada das palavras latinas para 'água' e 'mar', e o heliótropo, também conhecido como cristal de sangue. A água-marinha, tradicionalmente associada à sorte de marinheiros, é famosa por suas propriedades protetoras.

O heliótropo, com sua origem na palavra grega que significa 'virar o sol', tem uma história fascinante. Descubra como essa pedra, associada à proteção e à vitalidade, foi usada por tribos antigas em batalhas. Encontre água-marinha em várias partes do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos e Índia, enquanto o heliótropo pode ser encontrado no Brasil, Índia e Estados Unidos.

ABRIL - Diamante: Eterno e Versátil

A pedra de nascimento de abril é forte e versátil diamante. Seu nome tem origem no latim adamas , que é derivado do grego, significando ‘indomável’ e ‘invencível’. O diamante é conhecido por ser uma das pedras preciosas mais raras e queridas do mundo. Os diamantes ganham reconhecimento especial em parte por sua dureza, que é 58 vezes maior do que qualquer outro mineral na Terra.  

Acredita-se que os diamantes promovem clareza e romance duradouro para quem os usa, ao mesmo tempo que estão associados à longevidade. Algumas pessoas acreditam que os diamantes conferem paz interior, pois consideram a gema transparente um símbolo de harmonia e beleza interna e externa. 

Antes considerados relâmpagos na Terra, os diamantes são adorados há milhares de anos em diversas civilizações em todo o mundo. Hoje, eles costumam ser dados como anéis de noivado.

As gemas de diamante são extraídas na Rússia, Botswana e África do Sul. A maioria dos diamantes industriais é encontrada na Austrália. A pedra cintilante também pode ser encontrada na China, Sibéria, Índia, Estados Unidos, Brasil e Canadá.

MAIO - Esmeralda: A Gema do Amor e da Sabedoria

Descubra a esmeralda, a pedra de nascimento de maio, nomeada a partir das palavras latinas e gregas que significam 'gema verde'. Associada à deusa Vênus, essa gema verde representa o amor maduro e bem-sucedido.

Explore como Cleópatra reivindicou todas as minas de esmeralda do Egito Antigo e como a esmeralda é vista como um presente de Thoth, o deus egípcio da sabedoria. A esmeralda é considerada um símbolo de sabedoria, longevidade e clareza. Encontre esmeraldas na Colômbia, Brasil, Paquistão, Afeganistão e Zâmbia.

JUNHO - Pérola, Alexandrita e Pedra-da-Lua: Tríade de Elegância

A palavra inglesa 'pérola' tem origem na palavra francesa antiga perle , por sua vez uma evolução do latim  perna , que significa perna e se refere ao formato da concha do molusco na qual a pedra preciosa é formada. A maioria das pérolas que você encontra atualmente no mercado são, na verdade, cultivadas em uma fazenda de pérolas. 

As pérolas foram dadas como presentes à realeza chinesa já em 2.300 a.C. e, na Roma Antiga, eram consideradas o símbolo de status máximo. Acredita-se que as pérolas proporcionam proteção, atraem riqueza e boa sorte e são famosas pelos seus efeitos calmantes. Eles também simbolizam pureza, integridade, generosidade e lealdade. 

A maioria das pérolas vem das Filipinas, Indonésia, Austrália e sul da China.

A alexandrita recebeu o nome do czar Alexandre II quando foi descoberta pela primeira vez na Rússia em 1834. Desde a descoberta da alexandrita, acredita-se que a pedra preciosa traz amor e boa sorte. 

Na Rússia, as alexandritas são pedras de excelente presságio, pois se acredita que trazem equilíbrio na interação entre o mundo físico e o mundo espiritual. As gemas naturais de alexandrita são muito mais raras que os diamantes e ainda mais caras que as pedras preciosas como esmeraldas, rubis e safiras. Esta pedra preciosa vem em uma variedade de cores diferentes. 

Alexandrita muitas vezes pode ser obtida na África Oriental, Brasil e Sri Lanka.

Moonstone tem esse nome devido à sua semelhança com a lua e é frequentemente associada às antigas divindades lunares gregas e romanas, Selene e Luna, respectivamente. Na mitologia hindu, acredita-se que as pedras da lua são feitas de raios lunares solidificados. 

Essas gemas exibem o fenômeno óptico adularescência, com a luz se movendo através da pedra da lua semelhante ao luar através de um corpo de água calma. 

A Pedra da Lua é considerada uma pedra preciosa que promove a fertilidade, o amor e a paixão e confere sorte ao usuário. Acredita-se também que a pedra preciosa azul prateada alivia o medo da mudança.  

A Pedra da Lua pode ser encontrada em partes dos Estados Unidos, Brasil, Índia, Tanzânia, Madagascar e Mianmar e Sri Lanka. 

JULHO - Rubi: Paixão e Poder em Vermelho Intenso

O vermelho fortalecedor rubi é a pedra de nascimento de julho. Derivado da palavra latina para 'vermelho', rubeus , o rubi é a pedra preciosa preferida para representar estar apaixonado e no poder, pois inspira mais emoção do que qualquer outra pedra preciosa.  

Os rubis são tradicionalmente associados ao sol, simbolizando o grande poder da gema. O rubi é considerado um símbolo da vida e do sangue e, além de aumentar a coragem, pois a energia da pedra preciosa promove benefícios físicos e emocionais. A gema vermelha é uma pedra muito íntima, inspirando paixão e amor e fortalecendo a sexualidade. 

O rubi é considerado a pedra da nobreza porque era frequentemente preferido pelos reis. A admiração deles pela joia exuberante era tão poderosa que dizem que o imperador chinês Kublai Khan trocou uma cidade por um rubi de tamanho considerável. Os guerreiros da Birmânia costumavam implantar a pedra preciosa vermelha em sua pele antes de entrar na batalha em busca de coragem e proteção.  

O Vale Mogok, na Birmânia, é famoso por seus rubis de cor vermelha profunda. Os rubis também podem ser encontrados no Vietnã, nos Estados Unidos, na Índia e na Tailândia. 

AGOSTO: PERIDOTO, SPINELA E SARDÔNIX

As pedras de agosto são o deslumbrante peridoto, a spinela multicolorida e o vibrante sardônix.

Peridotos têm um brilho verde vibrante, com seu nome possivelmente originado da palavra árabe para gema, faridat, ou da palavra grega peridona, que significa 'dar abundância'.

Acredita-se que os peridotos tragam sono tranquilo, boa saúde e paz a todos os relacionamentos, acalmando e equilibrando a mente e as emoções. A pedra verde clara também inspira o pensamento criativo e a eloquência, ao mesmo tempo que promove a felicidade. Os peridotos são frequentemente encontrados ao longo de limites de placas divergentes e pontos quentes, como na ilha do Havaí. Acredita-se que a pedra verde clara simbolize as lágrimas da deusa vulcânica Pele, na mitologia havaiana.

A maioria dos peridotos do mundo vem da Reserva San Carlos, no Arizona, que produziu aproximadamente 95% do suprimento mundial de peridotos. Eles também podem ser encontrados em Mianmar, China e Paquistão.

A spinela é nomeada após a palavra latina spina, que significa 'espinho', referindo-se à forma natural dos cristais de spinela. As spinelas estão disponíveis em muitas cores diferentes, como azul, violeta, vermelho, roxo, rosa, verde azulado e até laranja.

Acredita-se que as gemas de spinela ajudem as pessoas a deixarem de lado seus egos e promovam devoção romântica. Muito semelhante às gemas vermelhas, as spinelas são ditas promover longevidade e grande paixão. A gema multicolorida está associada ao Chakra raiz, tornando-a poderosa para aumentar a resistência e a energia física.

Durante muitos séculos, a poderosa pedra foi confundida com outras gemas, como rubis. Algumas das 'rubis' mais famosas do mundo acabaram sendo spinelas. Somente no século XVIII a spinela foi separada do rubi devido às suas diferenças químicas. Hoje, a lendária spinela vermelha está inserida na Coroa de Estado Imperial da Grã-Bretanha.

A spinela pode ser encontrada em Mianmar, Tanzânia, Sri Lanka, Tajiquistão, Paquistão e Vietnã.

O sardônix, também conhecido como ônix, recebe o nome da capital da cidade grega, Lídia, Sardes.

Na Roma Antiga, as mulheres usavam colares de sardônix com camafeus da deusa do amor, Vênus, pois esperavam canalizar o poder da deusa. Acredita-se que o sardônix promova conduta virtuosa e integridade. A pedra é considerada conferir estabilidade duradoura e felicidade a qualquer parceria, especialmente o casamento. Usar joias de sardônix é dito atrair boa sorte e amigos. Assim como o rubi e a spinela, as pedras de sardônix aumentam o autocontrole, vigor e energia.

Os antigos romanos sempre usavam joias de sardônix na batalha, como anéis, com gravuras do deus da guerra, Marte, como forma de proteção. A pedra também era famosa por anéis de sinete romanos e selos usados para imprimir emblemas de cera em documentos, pois a cera quente não gruda no sardônix.

O sardônix pode ser encontrado no Sri Lanka, Uruguai, Índia e Brasil.

SETEMBRO: SAFIRA

A pedra do mês de setembro é a divina safira. Derivada da palavra latina saphirus e da palavra grega sappheiros, que significa 'azul', as safiras atraem a divindade e protegem o usuário da inveja. As safiras são uma das gemas mais duras, tornando-as suficientemente fortes para resistir ao desgaste.

Os reis costumavam usar safiras para se protegerem do perigo, e os antigos governantes persas acreditavam até que o céu era pintado de azul pelo reflexo da safira, simbolizando a forte conexão da gema com o céu e sua energia e beleza poderosas.

A gema azul é frequentemente associada à fidelidade e ao amor romântico, inspirando paz interior e autorrealização, enquanto evoca energia transformadora. Acredita-se que as safiras aumentem a esperança, a alegria e a fé.

Safiras azuis profundas podem ser encontradas em Caxemira, na Índia, local famoso por fornecer algumas das melhores safiras azur do mundo.

OUTUBRO: TURMALINA OU OPALA 

Assim como junho, outubro tem duas pedras de nascimento: turmalina e opala.

A turmalina recebe seu nome de um conquistador espanhol que lavou a sujeira de uma pedra preciosa de turmalina verde e a confundiu com uma esmeralda. Sua confusão sobre a verdadeira identidade da pedra é refletida em seu nome tura mali, que é cingalês para 'pedra colorida mista'.

A pedra semipreciosa multicolorida tem muitos atributos positivos quando se trata do reino espiritual, pois acredita-se que a pedra de turmalina traz poderes de cura a um xamã. A turmalina é uma pedra receptiva, o que significa que é calmante e magnética, promovendo também sabedoria, meditação, misticismo e espiritualidade.

A turmalina é encontrada principalmente nos Estados Unidos, Rússia, Afeganistão, Mianmar, Paquistão e Sri Lanka.

A outra pedra de nascimento é a opala transformadora, nomeada a partir da palavra grega opallios, que se traduz livremente como "ver uma mudança de cor", o que é demonstrado quando a pedra é vista de diferentes ângulos. Muitos geólogos acreditam que as opalas se originaram da Etiópia por volta de 4000 a.C.

A opala é conhecida por sua capacidade de trazer suas características à tona para uma análise e transformação mais aprofundadas. Assim como a pedra absorve e reflete a luz, acredita-se também que ela capte desejos, pensamentos, emoções e sentimentos enterrados, amplificando e devolvendo-os à fonte.

A maioria das opalas no mundo pode ser encontrada na Austrália.

NOVEMBRO: TOPÁZIO OU CITRINO 

Tanto o topázio quanto o citrino são as pedras preciosas exquisitas associadas ao mês de novembro. O topázio é mais comumente relacionado ao mês de novembro e vem em várias cores e tons de amarelo. O topázio recebe seu nome do nome grego da Ilha de São João localizada no Mar Vermelho, Topazios. Gemas amarelas eram extraídas desta ilha, mas provavelmente não eram gemas de topázio.

É também uma pedra de amor e boa sorte e altamente eficaz para alcançar objetivos. É uma pedra ideal para atrair a pessoa certa para a vida, negócios, amizade ou amor, ou mesmo melhorar relacionamentos existentes, pois inspira honestidade, fidelidade e confiança.

A maioria do topázio no mundo é extraída no Brasil. No entanto, também é encontrado no México, Sri Lanka, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Nigéria, Paquistão, Austrália e Índia.

O citrino tem uma longa história, remontando ao período helenístico na Grécia Antiga até a Era Art Déco entre as duas Guerras Mundiais. Em 1556, a gema amarela passou de ser conhecida como 'quartzo amarelo' para 'citrino'. Muitos acreditam que ela recebe seu nome da palavra francesa citron, que significa 'limão', devido às suas tonalidades cítricas.

O citrino é um excelente cristal para relacionamentos interpessoais existentes, pois suaviza problemas familiares e de grupo, promovendo coesão, soluções, entendimento e lidando com impressões absorvidas daqueles ao nosso redor. Assim como o topázio, carregar uma gema de citrino atrai felicidade e amor e protege contra aqueles que podem partir seu coração. Acredita-se também que o citrino seja um escudo eficaz contra o ciúme e a malícia.

A maioria das gemas de citrino é encontrada no Brasil, mas o citrino natural também pode ser obtido na França, Madagascar e Rússia.

DEZEMBRO: TANZANITA, ZIRCÔNIO OU TURQUESA 

Dezembro tem três pedras de nascimento: tanzanita, zircônia e turquesa. Cada pedra possui uma cor azul profundo e sua própria importância.

A tanzanita é uma pedra rara descoberta por pastores Maasai na Tanzânia. Esses pastores encontraram as gemas azuis profundas e notificaram um prospector para registrar a área junto ao governo para começar a mineração. A Tiffany and Company tornou-se a principal distribuidora de tanzanita e quis destacar sua rara fonte geográfica. A famosa empresa de joias nomeou a gema azul em homenagem à Tanzânia.

Acredita-se que a tanzanita estimule os chakras da garganta, terceiro olho e coroa, pois ativa habilidades psíquicas, facilitando a comunicação com dimensões espirituais superiores. A gema azul também é uma pedra de transformação e mudança, ajudando a dissolver antigos padrões de doença e karma.

As gemas de tanzanita podem ser encontradas no norte da Tanzânia.

A zircônia recebe o nome da palavra persa zargun, que significa 'cor dourada', porque ela vem em várias cores. A cor mais popular da gema zircônia, a zircônia azul em particular, é considerada uma pedra de nascimento alternativa para dezembro e pode variar de azul pastel a azul brilhante.

Diz-se que a zircônia se formou pela primeira vez ao mesmo tempo que a Terra, tornando-a uma das pedras mais antigas formadas. Ela é conhecida e usada há muito tempo. Na Idade Média, a rara gema acreditava-se que ajudava o usuário enquanto dormia e promovia sabedoria, honra e prosperidade, especialmente com a zircônia dourada e amarela.

As gemas de zircônia podem ser encontradas em todos os continentes, incluindo a Antártica, mas cristais de zircônia maiores e de melhor qualidade são produzidos no Vietnã, Camboja, Mianmar e Sri Lanka.

A turquesa foi introduzida na Europa através da Turquia, via rotas comerciais das minas da Ásia Central, o que lhe rendeu a descrição francesa pierre turquoise, que significa 'pedra turca'. Mercadores venezianos também costumavam comprar a pedra nos bazares turcos.

Soldados turcos usavam a turquesa como amuleto para proteção contra perigos de qualquer tipo. Muitos acreditam que a condição física do usuário afeta a qualidade e a cor da turquesa. Quando o dono está triste ou doente, a gema de turquesa fica pálida, perde a cor quando o usuário morre e eventualmente recupera sua cor azul clara quando é passada para um novo proprietário saudável.

Turquesas de boa qualidade podem ser encontradas no Egito, México, Irã, noroeste da China, México e na parte sudoeste dos Estados Unidos, como Nevada, Novo México, Colorado e Arizona.

Por Mariane Fontana

Voltar para o blog