Slow Fashion. A moda e o consumo consciente. - mariannefontana

Slow Fashion. A moda e o consumo consciente.

06/07/2020

Aqui na MF nascemos com o intuito de oferecer acessórios atemporais e de alta qualidade.

Diferente do Fast Fashion, acreditamos no conceito Slow Fashion que incentiva o consumo consciente da moda e, também, valoriza a pessoa e/ou empresa que está por traz da produção da mercadoria.

Assim, valoriza cada peça para que não seja descartável bem como que traga e remeta a felicidade para cada uma de vocês.

E quem faz as nossas mercadorias? Empresas Brasileiras de pequeno e grande porte criteriosas no quesito qualidade e que apoiam as medidas socioambiental onde moderam o máximo de metais pesados “cádmio, níquel e chumbo” componentes tóxicos, alergênico e altamente prejudiciais à saúde.

Um consumidor consciente é aquele que toma decisões de compra com impacto social, econômico e ambiental positivo. Em palavras mais simples, consumidores éticos, guiados por suas bússolas morais, escolhem empresas que se preocupam com coisas como direitos trabalhistas, direitos dos animais e meio ambiente.

Qual é o problema com a moda?

O problema não é com a moda em si, mas principalmente com o que chamamos de fast fashion. Fast fashion é um modelo de negócios na indústria da moda que replica designs de alta moda de desfiles de moda recentes, os produz em massa e os traz ao mercado em um tempo muito curto, quando a demanda é maior. Existem muitas empresas de moda conhecidas que seguem modelos de moda rápida, como Zara, H&M, Primark etc.

A indústria da moda é responsável por cerca de 10% das emissões globais de carbono por ano, sendo o fast fashion o maior contribuinte. No entanto, é uma fonte de gases de efeito estufa e degrada o meio ambiente por meio de materiais sintéticos, produtos químicos, desperdício de água e poluição da água.

Em um mundo onde os consumidores conscientes estão aumentando em número, até mesmo as empresas de fast fashion começaram a introduzir práticas sustentáveis ​​como a Inditex, o maior grupo de fast fashion do mundo.

O que as empresas de moda podem fazer para se tornarem mais sustentáveis?

Para se tornar uma empresa de moda sustentável, você deve considerar todos os aspectos da cadeia de valor. Por exemplo, um consumidor consciente não se preocupa apenas com o meio ambiente. Portanto, simplesmente reduzir o desperdício ou as missões não o eliminará necessariamente. Nesse aspecto, seria sensato começar a promover a conservação ambiental, práticas de restauração ou promover a equidade salarial de gênero.

Abaixo estão algumas considerações que as marcas de moda podem fazer para se tornarem mais sustentáveis:

1. Manter altos padrões ambientais e sociais nas instalações

Seus escritórios ou fábricas são aqueles que operam diariamente e por muitas horas. Portanto, em suas instalações, há uma oportunidade muito grande de fazer mudanças sustentáveis ​​com impacto. A ideia é considerar o uso de fontes de energia renováveis, como painéis solares, para cobrir suas necessidades energéticas. Você pode garantir que está de acordo com todos os regulamentos ambientais locais. Como alternativa, você pode evitar corantes tóxicos e considerar o uso de materiais sustentáveis, como algodão reciclado e orgânico.

2. Ajude a preservar os recursos

Os recursos não são infinitos e, sem o emprego de modelos de produção sustentáveis ​​como a economia circular, o colapso ambiental e a falta de recursos são iminentes. Consumidores conscientes passaram a exigir tecidos de melhor qualidade em suas roupas. As empresas de moda podem usar tecidos naturais e de qualidade, como lã e algodão, e evitar tecidos feitos de combustíveis fósseis. Roupas de qualidade, ao contrário da moda rápida, têm ciclos de vida estendidos.

3. Melhorar as técnicas de gestão de resíduos

Onde há fabricação, o desperdício é inevitável. Mas o bom é que práticas sustentáveis ​​podem reduzir drasticamente o desperdício. As empresas de moda podem sistematicamente receber treinamento sobre como reduzir erros e desperdício de tecido durante a produção. Além disso, eles precisam encontrar maneiras de reaproveitar os resíduos de tecido ou vendê-los por um preço mais barato quando o reaproveitamento não for possível. O uso de embalagens ecológicas também é importante, assim como a reciclagem ou upcycling de roupas.

4. Seja socialmente responsável com seus funcionários

83% dos trabalhadores da indústria da moda são mulheres. São eles que estão expostos a condições injustas de trabalho e estão mais vulneráveis ​​no setor. Especialmente se olharmos para as grandes marcas que fabricam suas roupas na Ásia, a situação é ruim. Eles trabalham por longas horas e baixos salários, que é o mais próximo que pode chegar do trabalho escravo . E notícias como essa não soam bem aos ouvidos de consumidores conscientes.

As marcas de moda devem oferecer salários dignos aos seus trabalhadores, horários de trabalho humanos, permitir intervalos, garantir que haja boas condições de trabalho, como boa ventilação e iluminação, e que suas matérias-primas, como tecidos, venham de outros fabricantes éticos.

Nosso compromisso é tornar a moda consciente e levar a cada uma de vocês transparência e o nosso senso de propósito do porquê estarmos aqui!

Estamos aqui para levar vida a sua vida com responsabilidade.

Boa semana para vocês!!

Love, Mari!

Continue lendo aqui

Voltar para o blog