Tudo sobre a história da moda e a conexão com os acessórios - mariannefontana

Tudo sobre a história da moda e a conexão com os acessórios

Tudo sobre a história da moda e a conexão com os acessórios

13/12/2022

Há um ditado que diz que cada peça de joalheria conta uma história.

Você sabia que na história da moda os acessórios estão na vida dos humanos desde os tempos mais remotos? Fabricados com materiais disponíveis na época como pedras, fibras naturais, ossos e dentes de animais, os adornos possuíam diferentes funções.

Fundamentais para a história da moda, a conexão com os acessórios é antiga e repleta de significado.

Continue a leitura do post para entender mais sobre esse assunto.

Colar com dente de animal

Os primeiros acessórios eram amuletos de proteção

As culturas ocidentais e não ocidentais, desde os tempos pré-históricos até hoje, na história da moda, fabricam, colecionam e usam joias para múltiplos propósitos além do adorno, incluindo razões políticas, econômicas, religiosas e sociais.

Diferentes povos ao longo da história da humanidade utilizavam acessórios muito mais do que para enfeitar. Os acessórios tinham um "quê" de místicos, verdadeiros amuletos de proteção contra espíritos ruins.

Ainda hoje podemos ver esse significado sendo atribuído, especialmente para os acessórios feitos com pedras naturais, que são repletas de simbolismo!

 

A crença egípcia na imortalidade não era apenas salvaguardada por meio de peças de ouro: múltiplos amuletos eram colocados no pescoço, peito e coração da múmia, para garantir a passagem bem-sucedida para a vida eterna.

   colar amuleto proteção

Peitoral de Tutancâmon com três escaravelhos , c. 1336 – 1326 a.C. Museu Egípcio, Cairo.

A história da moda e a conexão com os acessórios no mundo

Os primeiros registros históricos de acessórios que possuímos datam do período pré-histórico, em que eram utilizados dentes, ossos, sementes e outros materiais disponíveis naquele período.

Ao longo do tempo, diferentes povos construíram diferentes conexões com os acessórios. Vamos entender um pouco sobre o assunto passando por alguns povos importantes para a história dos adornos.

Egito Antigo

Os egípcios são mundialmente conhecidos pelos perfumes e pela exuberância de seus adornos. Foi o primeiro povo a manipular vidro colorido para seus acessórios. Os adornos dos antigos egípcios eram elaborados com cobre, ouro e pedras preciosas. Além do valor estético, os acessórios também protegiam contra poderes sobrenaturais e eram associados às divindades.

Além disso, os acessórios tinham função social. Alguns deles representavam poder, status social e status espiritual.

Perfum egito vidro colorido

Povos americanos pré-colombianos

Os povos tradicionais americanos também marcaram a história dos acessórios, especialmente por serem pioneiros nas técnicas de ourives. O ouro era um material sagrado, pois acreditava-se que a partir dele era possível se comunicar com o deus Sol.

Em Bogotá, na Colômbia, há o Museu do Ouro, que preserva muitas das peças deste período e algumas datam de 4 mil a.c. Muito antes dos invasores portugueses chegarem nas américas!

Museu do ouro bogotá     museu do ouro

Gregos, romanos e celtas

Bastante influenciados pelos egípcios, a produção das joias gregas contava com uso abundante de ouro. Brincos, colares e braceletes eram as principais peças utilizadas, nas quais se retratavam cenas mitológicas.

Já os romanos, inspirados pela mitologia grega, também representavam cenas nos acessórios. Contudo, como o ouro era utilizado como poder bélico, os acessórios eram elaborados em materiais menos nobres.

Os celtas tinham um grande apreço pelas suas joias, pois também eram utilizadas como armas e escudos durante guerras. Esse povo dominou as artes da fundição de metais, além das técnicas de esmaltaria.

A importância de Coco Chanel para a história recente dos acessórios

Impossível falar na história dos acessórios sem falar nesse nome tão importante para a história da moda. A estilista Gabrielle Chanel foi responsável por revolucionar e proliferar o uso de joias com bijuterias no século XX. Ela defendia que os acessórios poderiam ser feitos de materiais mais acessíveis e não apenas em metais preciosos, para que fossem mais democráticos.

Chanel, por sua vez, ainda não tinha joias exuberantes, que era hit das fashionistas ricas da época. Suas peças eram impecáveis, como colares de pérolas e brincos com pedras preciosas. O uso desses acessórios fez da francesa uma revolucionária. Chanel começou a confeccionar essas bijuterias e a vende-las em sua maison, a maioria com seu logo icônico.

coco chanel acessorios e joias

Seguimos e aprovamos essa ideia por aqui! Afinal, a moda deve ser acessível para ser democrática.

Muitos outros povos, em diversos períodos da história usavam acessórios como adornos sagrados, como forma de afirmar sua posição social e, claro, recentemente podemos ver uma grande democratização deles.

Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse!

Um Beijo, Mari Fontana.

Voltar para o blog